Primeiramente, coloque luvas; o banheiro acumula a maior concentração de bactérias da casa. Guarde o que estiver em cima da pia, tire toalhas e papel higiênico e remova o lixo, pois o banheiro vazio melhora a higiene e facilita a limpeza.
Para limpar bem e se livrar das bactérias, o biomédico Roberto Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria, indica dois passos: “Use um balde com água e detergente (10 gotas de detergente para cada litro de água). Mergulhe um pano, torça, passe no piso ou azulejo, enxague em outro balde contendo somente água, torça, mergulhe novamente na solução de detergente e repita a operação. Por último, prepare uma solução de 2 colheres de sopa de água sanitária por 1 litro de água, molhe um pano, torça e passe no azulejo ou piso”.
Lave a pia e o vaso sanitário com uma esponja e desinfetante; para o interior do vaso, use uma esponja adequada. Para limpar rejuntes, use um borrifador com ¾ de água e ¼ de cloro. Enxague e seque tudo com panos limpos. Para manter o cheiro agradável, espalhe um pouco de desinfetante no vaso e nos ralos, que devem ter seus tampos limpos também. No dia a dia, lembre-se de sempre dar descarga com tampa fechada: “Caso contrário, a descarga levanta um ‘spray’ de germes que ficam no ar por duas horas, contaminando inclusive escovas de dentes”, alerta o Dr. Bactéria.